Friday 6 July 2012


Ela deixa-se caír na cadeira, afunda-se, quase desaparece por de trás da mesa.


-Isto... isto nem sempre é facil. A casa esteve practicamente fechada estes anos todos, só há três meses é que nos deram. Foi muito dificil. Recuperar a casa, a confiança dos miudos, convence-los a passar por cá aos poucos, inscreve-los em programas. Muitos deles já não andam na escola, estiveram envolvidos em redes de assaltos, roubos, drogas... São formas de tentar saír daqui, que  é  isso que eles querem no fundo. E nós tentamos ajuda-los a saír disso. Quase todo o trabalho do centro é em consultas pessoais, o ATL é quase só fachada. Nós ajudamos como podemos. Fazemos o que podemos. A vida do bairro não é facil. A esquadra da policia é mesmo ali do outro lado da rua mas mesmo isso é ... é... não é tão ideal quanto parece. Eles cá são mutio agressivos. Estão sempre prontos a intervir. Noutro dia, sabes aqueles ex-drogados, mesmo ressacados, mesmo ressequidos que se vê mesmo? Havia cá uma senhora assim, ela estava esquelectica, tremia toda, e eles, três ou quatro apanharam-na e deram-lhe uma porrada... mesmo ali à porta do infantario. Deixaram-na lá caida. Aqui é um bocado assim. E a policia não gosta mesmo de nós. Não percebe o trabalho que fazemos, eu acho. Ou pensa que é inutil. Noutro dria, sabes quem é o .....? Aquele menino alto que estava mesmo aqui?-


O menino tinha o dobro do meu tamanho, e não sei se não teria o dobro da minha idade.


-É tão bom rapaz. Já esteve metido em tanto tipo de coisas e tu nem imaginas, Francisco, o progresso que ele fez em três meses. Noutro dia foi detido pela policia, e ligou-me a mim, não sei por quê, mas ligou-me a mim para eu lhe levar os documentos. Olha, fui lá à esquadra, a policia não me queria deixar vê-lo, nem lhe dar documentos nenhums, não me queria lá, mandaram-me saír, ameaçaram-me, e no fim, depois disso tudo, ainda me resgistraram como associada dele. Não como técnica, ou assessora, nem nada, como associada. Estou practiamente cadastrada. Enfim, são métodos diferentes que temos e a relação não é das melhores. É dificil o trabalho, há dias que vais para casa... mas é daquelas coisas. Se acreditas que estás a fazer tudo o que podes de algo que tem de ser feito... é mesmo preciso - nem é só acreditar  é mesmo preciso ter fé, mas se tiveres, pode ser mesmo gratificante.-
(-Viso Bronx)

No comments:

Post a Comment