Wednesday 15 May 2013

O Meu Umbigo Está Menos Sujo Que o Teu

É sem a menor das falsas modéstias que confesso não perceber de muitas coisas. Não sei discutir a favor ou contra o 4-3-3, não percebo a mais básica matemática, não sei recitar nem as leis de Newton nem as de Moisés. Não me perguntem como são os faróis do último Boxter. 

Agora, de conversas de café sou eu um especialista. Chego até a ser viciado, admito-o livremente, e quando estou a precisar de uma dose tenho algumas fontes seguras a que corro e recorro. Tenho, nomeadamente, duas que nunca me desapontam. Uma é um grupo de tias da Foz que se juntam todas as tardes para discutir o sexo dos outros e o que é que se pode fazer com as alianças de velhos casamentos. As ideias são boas - e reciclar está super na moda - mas o que elas dizem é absolutamente inaplicável. Inaccrochable como dizia a outra. O segundo é um grupo de reformados que se vão reunindo todas as manhãs na mesma esplanada. A conversa há duas quartas-feiras corria assim:

Oficiais Nazis num tour da Acropole
-Recomendo o livro "Uma Habitação em Atenas." Mostra bem que raça é que os Alemães são, as monstruosidades que eles faziam. Os oficiais ocupavam as melhores casas e tratavam os Gregos como criados. É para comprar e guardar para esfregar na cara dos Alemães.

-Pior do que os Nazis só os Socialistas Portugueses.

-Sabem porque é que eles odeiam Salazar? É porque ele era mais democrático do que eles! A unica ditadura que Portugal teve foi pos-25 de Abril, com os militares e os socialistas. Eu na tropa em 72, 73, estava na mesma companhia que o Malheiro e o Malheiro tocava a guitarra como ninguém. E nós até no quartel cantávamos Zeca Afonso e ninguém nos dizia nada.

Introduzida a palavra tropa, a conversa marcha para as experiencias do Ultramar. Era mais ou menos inevitável. Criticam-se os generais e a falta de armas e apoio, vão contando algumas aventuras de messe e discussões com os superiores. Mais do mesmo. Vai-se aproximando a hora do almoço, três dos veteranos já estão de pé com os jornais de baixo do braço, e conta um só para acabar:

-Eu digo já, a Guerra da Guiné tinha-se acabado em três minutos. Acabado em três minutos, a Guerra da Guiné. Uma vez a Força Aerea tinha descolado em peso e ia varrer aquela cambada toda mas o Spínola mandou-os voltar. Os aviões não podem aterrar sem largar as bombas e foram despeja-las todas ao mar. Vejam-me lá. Aquilo na Guiné o capim era mais alto que isto - (aponta para a varanda sobre o café - e ardia que era uma maravilha. Umas quantas bombas de Napalm como os Americanos largavam sobre o Vietnam e aquilo alastrava, alastrava, ficava o chão todo um preto espelhado, um cheiro maravilhoso. No Vietnam o azar dos Americanos foi os túneis que os gajos tinham construído mas lá na Guiné aquilo tinha passado o país a ferro. Tinha-se acabado a guerra em três minutos.

Luis Graça e Quaresma, colecção de Graça
-Eu lembro-me - diz um outro - da fome que nós passávamos. A ração era insuportável e lá chegámos a só ter marmelada e arroz e durante umas semanas, eu comi isto e ninguém acredita, comemos só arroz de marmelada para não comermos a ração em que nem os cães tocavam. Uma vez, nós lá na base tínhamos a pista de descolagem com um campo de minas na ponta (SIC) e os gajos mandavam para lá uns rebanhos pastar (SIC). Estava eu de serviço e vi umas quantas vacas por lá sem ninguém a tomar conta e a fome apertava e eu estava farto do arroz com marmelada então esperei que elas tivessem no meio do campo, peguei na minha _______ e comecei a disparar-lhes para as pernas e era só minas e explodir, aquilo a ir tudo pelos ares, um autentico São João. Veio lá o Capitão não-sei-quê logo, um chato descomunal, e pergunta 'ouve lá mas o que vem a ser isto' e eu disse-lhe:

-Meu Capitão, eu estava aqui a ver as vacas a dirigir-se para as minas, dei uns dois tiros para as afastar mas elas foram todas a correr pelo campo fora.

-E ele diz-me assim:

- Olha, agora vais tu à aldeia resolver isso.

-Eu peguei num carro e num gajo lá da logística bom com contas e com todo o tipo de judiarias, e fomos lá e explicamos tudo. Disse-lhes: é tanto por mina, e as vacas explodiram com tantas minas. É tanto por vaca, ora fazemos já as contas. Acabei por comprar as vacas a dois tostões cada e tivemos carne durante semanas. Contra aqueles gajos, na guerra um gajo tinha de ser esperto.

No comments:

Post a Comment